Lucas

  • Praticando o Caminho de Jesus

    Nos primeiros meses desse ano de 2026 eu li Practicing the Way, um livro mais-vendido da lista do jornal The New York Times, escrito por John Mark Comer.

    Comer é um pastor brilhante, que tem construído um respeitado ministério ao longo de dezenas de anos nos Estados Unidos. Ele pastoreou a Bridgetown Church, uma igreja vibrante em Portland que continua a impactar profundamente a minha formação espiritual. E, o trabalho de Comer, que se seguiu com a organização Practicing the Way, continuam essa missão com maestria e qualidade.

    Esse livro estava em minha lista de desejos há algum tempo, mas sempre adiava sua aquisição e leitura. Essa foi a minha primeira experiência de leitura integral de um livro em inglês, e fiquei muito feliz em usar a leitura para treinar o meu aprendizado do idioma!

    Reúno neste artigo algumas das propostas apresentadas por Comer e minhas impressões sobre elas. Boa leitura.


    O Caminho de Jesus

    Comer faz um apanhado geral do estilo de vida ocidental, cercado por exposição de mídias sociais e outras ferramentas desenhadas para drenar a nossa atenção e influenciar a maneira que pensamos, sentimos, cremos, compramos, votamos e vivemos. O ponto de partida do livro surge com a seguinte pergunta: “Em quem ou no que estou me tornando?”.

    Para “tirar a poeira” que envolve esse mundo globalizado, Comer relembra o convite de Jesus Cristo para segui-lo e trilhar o seu Caminho.

    Caminho é uma palavra central nessa obra, pois ela aponta para uma via a ser trilhada na companhia do mestre. Comer diz que Jesus não convida as pessoas para meramente se converterem ao cristianismo, mas para serem seus aprendizes integrais em uma nova maneira de viver – um interessantíssimo convite, diga-se. O Caminho proposto por Comer é o mesmo de Dallas Willard, um dos autores preferidos dele e que diz que através do hábito nós podemos co-criar com Jesus uma mente fixada em Deus ao longo de todo o dia.

    E aqui cabe uma pausa pra organizarmos as palavras que vão brotando da página. Enquanto Caminho ganha o status de um “local” em que se é vivido com alguém que o lidera, isto é, Jesus Cristo, nós, os seus aprendizes, precisamos repensar os nossos hábitos para, ao longo do Caminho, pensarmos em Deus e interagirmos com ele várias vezes ao dia.

    É por isso que, a partir deste artigo, como proposto pelo livro, trataremos Caminho como inicial maiúscula – para que fique bem fixado que se trata de um resgate desse conceito.

    Através de uma prática deliberada, você pode treinar sua mente para voltar para Deus, voltar para Deus, voltar para Deus…

    John Mark Comer

    As três metas

    Com o conceito de Caminho bem definido, Comer aponta que precisamos perseguir a três metas, e elas serão fundamentais para a nossa caminhada cristã, isto é, para o Caminho:

    1. Estar com Jesus
    2. Tornar-se como ele
    3. Fazer como ele fez

    A primeira meta soa mais como um chamado para passar um tempo com Jesus em oração, no lugar secreto. Comer diz que depois que você experimenta a prática da oração – da verdadeira oração – você percebe que aprofundar sua rendição a Deus e concentrar a sua atenção nele são as coisas mais importantes do mundo. A oração é tão importante e fundamental na vida do cristão que Comer diz que ela é o “portal principal para a alegria” e que, se não a encararmos com seriedade (ou seja, se não pularmos a etapa de vê-la menos como uma tarefa dentre outras tantas em nossas listas de tarefas) nossa vida não apenas será pouco frutífera como não receberemos a principal recompensa da oração: Jesus. Sim, Jesus é a própria recompensa!

    Então, diante disso, não podemos de forma alguma dedicar menos tempo a estar com Jesus do que gastamos com redes sociais, serviços de streaming, jogos eletrônicos ou compras; se gastarmos horas diárias em nossos celulares e proclamarmos que não temos “tempo para Deus” seremos grandes mentirosos.

    Existe uma chama ardente em sua alma, despertando o desejo de ter amizade com Jesus?

    John Mark Comer

    E aqui eu preciso fazer uma nova pausa para escutar uma das músicas que mais fez parte do momento em que estive lendo esse livro. Te convido a fazer essa pausa e escutar também.

    E, se você não sabe por onde começar a cumprir a primeira meta (estar com Jesus), o próprio Cristo dá o passo: encontre um lugar secreto (Mateus 6:6). Sem essa vida de oração, defende Comer, a sua vida com Deus será murcha; com ela, você ganhará um frescor de vida para a maior das alegrias: uma amizade familiar com Jesus.

    O maior empecilho para cumprir essa primeira meta está “no grande inimigo de nossa vida espiritual em nosso dias”, como disse Dallas Willard: a pressa.

    Gaste um tempo meditando nas palavras abaixo:

    Vivemos vidas dilaceradas pelo tempo: queremos estar com Jesus, mas simplesmente não temos tempo para orar. Desejamos sinceramente crescer e nos tornar pessoas cheias de amor, mas nossas listas de tarefas são longas demais para fazermos qualquer tentativa séria nesse sentido. Sabemos que o descanso é o segredo da jornada espiritual, mas o sábado? Isso representa um sétimo de toda a nossa vida! E, ainda assim, estamos profundamente insatisfeitos: sentimo-nos apressados, ansiosos, distantes de Deus, espiritualmente superficiais e presos a hábitos de comportamento que nos prejudicam. A jornada espiritual rumo às alturas do Reino chegou a um platô; o Caminho transformou-se em um ciclo repetitivo; a Páscoa tornou-se como o Dia da Marmota. (p. 61)

    A segunda meta é “tornar-se como ele”: somos convidados não apenas a estar unidos a Cristo em oração e partilharmos de comunhão com ele no lugar secreto, mas ser formado nele; não se trata apenas de cumprir um programa de discipulado na igreja, mas se unir ao Espírito Santo em uma formação espiritual intencional sustentada pelo ensino da Palavra, pela vida em comunidade e pelas práticas espirituais propostas pelo livro (as 9 práticas, chamadas de Rule of Life (regra de vida) serão detalhadas resumidamente neste artigo, mas serão retomadas em um novo artigo exclusivo sobre elas em breve).

    Aqui, Comer traz uma verdade profunda: a formação espiritual de nossas vidas não funciona na mesma velocidade que nossa vida digital (onde tudo é instantâneo), mas ela tem o seu próprio passo. Uma vez que nos fazem crer que devemos esperar que a vida seja fácil, rápida e controlável, a formação à imagem de Jesus é difícil, lenta e nós não estamos no controle!

    Ser formado em Jesus é essencial para perseguirmos a terceira meta, que é fazer como ele fez. Jesus foi alguém que teve real interesse em ensinar aos seus discípulos o tipo de pessoa que ele queria que eles fossem, e isso inclui ações como amar, ensinar, curar, pregar, fazer…

    Comer quebra essa meta em ritmos básicos como uma tentativa de categorizar o ministério de Jesus. O primeiro ritmo é abrir espaço para o evangelho – ou seja, ser hospitaleiro, abrir a sua casa para partilhar do pão e do vinho e contar as boas-novas. Para Comer, uma refeição é um excelente ponto de partida para se conectar com o próximo – e eu testifico que isso é verdadeiro. O segundo ritmo é pregar o evangelho. Uma vez que o pão foi partido e a presença da comunidade está sendo partilhada entre sorrisos e abraços, é a pregação do evangelho que traz a boa notícia. Mas não uma pregação seca e infértil, mas uma pregação que testemunha, que encontra Deus no cotidiano e o revela aos outros. Por fim, o terceiro ritmo é de demonstrar o evangelho através dos dons espirituais, como a cura, a profecia, a libertação, a justiça e o amor.

    As nove práticas

    Todo o discurso de Comer encontra posição em um conjunto de nove práticas espirituais (Rule of Life) que são essenciais para uma vida cristã frutífera e piedosa:

    1. Sabbath (praticar um dia semanal de descanso em uma cultura de pressa e exaustão)
    2. Oração (praticar comunhão com Deus em uma cultura de distração e escapismo)
    3. Jejum (praticar santidade em uma cultura de indulgência e imoralidade)
    4. Solitude (praticar paz e quietude em uma cultura de ansiedade e barulho)
    5. Escrituras (praticar fidelidade corajosa à ortodoxia em uma cultura de compromissos ideológicos)
    6. Comunidade (praticar amor e profundidade em uma cultura de individualismo e superficialidade)
    7. Generosidade (praticar o contentamento em uma cultura de consumismo)
    8. Serviço (praticar justiça, misericórdia e reconciliação em uma cultura de injustiça e divisão)
    9. Testemunho (praticar a hospitalidade em uma cultura de hostilidade).

    Eu concluí a leitura de Practicing the Way com uma doçura na boca e um coração flamejante. Em um mundo com tanto ruído e informação, encontrar um conjunto de práticas espirituais, bem desenhadas e coordenadas, foi reconfortante e me deu esperanças. Críticas à obra de Comer são bem-vindas, e eu pude medi-las à medida que fui lendo o livro; mas as práticas propostas são compromissos espirituais valiosos para cristãos de todas as gerações, e em todos os tempos.

    Em breve, farei um novo post dissertando com mais detalhes sobre essas nove práticas.

    Obrigado!


    Outras obras famosas

    Sobre o mesmo tema (práticas/disciplinas espirituais) há outras obras famosas que podem nortear a sua formação espiritual:

    • Praticando a presença de Deus, de Irmão Lawrence
    • A formação espiritual: Seguindo os movimentos do Espírito, de Henri Nouwen
  • Erik Loeff: um homem, um prédio, um crime

    Erik Cornelis Loeff foi um empresário e filantropo holandês, nascido em 1915. Ainda em sua juventude, foi condecorado por sua “coragem, habilidade, perseverança e devoção ao dever em combate aéreo”, servindo com o 320º Esquadrão da Marinha holandesa durante a 2ª Guerra Mundial. Erik recebeu também outras honrarias em vida1.

    São poucas as informações disponíveis sobre Erik Loeff (muitas vezes grafado como Eric Loeff), mas a curiosidade em saber porque ele leva o nome de uma unidade de saúde do Hospital Santa Izabel, em Salvador, me fizeram pesquisar mais.


    Um homem, um hospital

    No dia 2 de outubro de 1991 foi inaugurado a Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré. Naquela época, o jornal A Tarde noticiava: “é considerado pelos especialistas o mais moderno hospital do Brasil para tratamento dos cânceres em crianças.”

    O feito de tal realização foi graças à ele – Erik Loeff. Mas como Erik Loeff veio parar no Brasil?

    Luiz Moreira, então deputado federal pelo PTB-BA, tomou a palavra do plenário da Câmara, em 1991, para reconhecê-lo pós-morte:

    Há pouco, não sei bem se há dois anos ou se há menos tempo, em Salvador, na Bahia, através dos jornais, tomamos conhecimento do assassinato desse senhor, que nos últimos anos vinha dedicando o seu trabalho e os seus recursos às obras assistenciais. Não se sabe até hoje se o assassinato foi cometido para roubar ou se tinha outro objetivo. Ele morava sozinho, dispunha de um sistema de segurança em seu apartamento, mas mesmo assim encontraram-no morto.2

    Um homem, um crime

    Erik Loeff morava no icônico Edifício Oceania, o primeiro prédio da Bahia, localizado exatamente em frente ao Farol da Barra. Fontes dizem que ele veio ao Brasil fugido da Holanda, após a ocupação da Alemanha Nazista nos Países Baixos, em 1940.

    No Brasil, já bem estabelecido e de recursos abundantes, foi brutalmente assassinado em seu apartamento, aos 74 anos de idade, em 1989.

    Em reportagem de agosto de 2022, o jornal Correio relembra um pouco da história do Edifício Oceania, e traz um breve comentário sobre o caso:

    Um homem vestido com roupa de médico entrou por uma das 4 portarias do edifício, subiu o elevador, cometeu o crime e foi embora sem deixar vestígios.3

    O corpo de Erik foi encontrado na poltrona da sala de estar do seu apartamento, com quatro tiros no dia 22 de dezembro de 19894.

    Até hoje não se sabe quem assassinou Erik Loeff.

    Um homem, uma obra

    Na sociedade baiana daquela época, Erik encontrou amizade no saudoso Elsimar Coutinho, que lamentou a morte: “Lastimo esse desaparecimento porque é um homem que tem sempre ajudado as obras sociais”.

    Poucos anos antes de ser assassinado, Erik Loeff doou parte de sua fortuna de cerca de 10 milhões de dólares para a construção de uma estrutura física do CEPARH5, instituição administrada por Elsimar Coutinho.

    A doação de Loeff foi dada como “fundamental” para o desenvolvimento do belo trabalho do CEPARH, que tem sede no bairro da Federação, em Salvador.

    Há registros de que Loeff se dedicou à filantropia em seus últimos anos de vida.

    Um homem sem rosto

    Hoje, não se sabe muito bem quem foi Erik Loeff – sabe-se que era empresário, mas nada além disso é registrado; também, que era rico. Não se tem foto nem registros de quem ele era, se era casado, se deixou filhos.

    Em memória de Erik Loeff (1915-1989).

    1. Traces of War ↩︎
    2. Diário do Congresso Nacional (p. 19312) ↩︎
    3. Jornal Correio ↩︎
    4. Jorna O Liberal, p.19 ↩︎
    5. ALBA ↩︎
  • Pedro sobre as águas

    O sermão de hoje em minha igreja (IBAM Salvador) foi sobre Mateus 14:22-33, trecho bíblico que narra o momento em que Jesus andou sobre as águas.


    “Logo em seguida, ele obrigou seus discípulos a entrar no barco e ir na frente dele para o outro lado, enquanto ele mandava as multidões para casa. Tendo-as mandado para casa, subiu ao monte para orar em particular. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho. Enquanto isso, o barco já estava bem longe da terra e era sacudido pelas ondas, pois o vento era contrário. Já alta madrugada, Jesus foi até eles, andando sobre o mar. Mas, ao vê-lo andando sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: É um fantasma! E gritaram de medo. Jesus, porém, falou-lhes imediatamente: Tende coragem! Sou eu! Não temais. Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até onde estás. Ele lhe disse: Vem. Descendo do barco e andando sobre as águas, Pedro foi ao encontro de Jesus. Mas, ao perceber o vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me. Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste? E logo que subiram para o barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente tu és o Filho de Deus.”

    Mateus 14:22-331

    Este belíssimo trecho da Palavra de Deus mostra a soberania de Jesus Cristo sobre a natureza – soberania essa confirmada explicitamente pelo Apóstolo Paulo em Colossenses 1. Porém, não apenas Jesus andou sobre as águas – Pedro também andou!

    Existe uma palavra-chave nesse trecho da Bíblia: medo. O versículo 26 mostra que os discípulos que estavam no barco, à espera de Jesus – que tinha saído para orar e pedido insistentemente para que eles adiantassem a partida, de barco – tiveram medo ao ver um homem se aproximar do barco, andando sobre as águas.

    Aqueles homem conheciam o mar e entre Os Doze alguns eram pescadores, como Pedro, Tiago, João e André. O que seria então aquela criatura que viria pela madrugada ao encontro deles? “É um fantasma!”, concluíram.

    O medo tomou conta do coração deles, e eles ficaram apavorados. Começaram a gritar! Fico imaginando aquela cena cinematográfica do mar agitado, do céu estrelado, do silêncio absoluto, da escuridão total – até que tudo é interrompido com a chegada de um homem andando sobre as águas.

    Era o Filho do Homem. Jesus se identifica: “Sou eu!”, e pede: “Não temais”.

    “Não temais”

    O medo é um paralisador de decisões, um frustrador natural de sonhos e um ativador de tantas sensações estranhas em nosso corpo (você precisa fugir, você está em perigo, receba adrenalina!).

    Os discípulos já tinham vivido experiências o suficiente para crer que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Seu pedido para não temer foi prontamente atendido por Simão Pedro, que lhe fez um pedido: “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até onde estás.” (v. 28)

    E Pedro foi. E o jovem discípulo começou a andar sobre as águas. Pedro caminhou sobre as águas, ao encontro de Jesus. Mas…

    “Mas, ao perceber o vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me.” (v.30)

    Mas…

    Cada iniciativa em nossas vidas, muitas vezes, vem seguida do “mas”. O plano é feito, o dinheiro é juntado, os ingredientes são selecionados. Mas… e se não der certo? E se tudo sair do controle? E se for insuficiente? E se for um esforço vão? E se for me prejudicar?

    O medo faz parte da experiência humana. Lutar contra o medo (e a incredulidade) de nosso coração é uma missão. Mas a boa notícia está no próprio Jesus: Pedro percebeu que estava afundando e clamou por Jesus – “Senhor, salva-me” (v. 30).

    E Jesus o salvou. Jesus estendeu a mão e o segurou. Assim também Jesus faz conosco, pois o “perfeito amor lança fora o medo”. Em Jesus, podemos confiar em sua paz, segurança e salvação.

    1. Citação de Mateus 14:22-33 na versão Almeida Século 21 (A21) ↩︎

    Foto de capa: pintura “Jesus and Peter on the Water“, de Gustave Brion (1863)

  • 24h em Rio Preto

    Passei 24h em São José do Rio Preto. Essas são as minhas primeiras impressões da cidade.


    No último fim de semana, visitei a cidade de São José do Rio Preto. Localizada no noroeste do estado de São Paulo, essa belíssima cidade, com pouco mais de quinhentos mil habitantes, reúne qualidade de vida, um comércio ativo e oportunidades para os seus habitantes e moradores das cidades do entorno.

    Estive em Rio Preto para a realização de uma prova de concurso público. Cheguei à cidade no sábado, em voo direto partindo de Salvador, operado pela Azul Linhas Aéreas, e retornei no domingo à noite.

    Foram poucas horas na cidade, mas o suficiente para conhecer um pouco do seu comércio, de alguns restaurantes, de suas ruas limpas e organizadas e de uma diversidade de pessoas característica de grandes cidades.

    Onde se hospedar

    Me hospedei no Comfort Suites São José do Rio Preto, um hotel de 3 estrelas com excelente localização (na Avenida Brigadeiro Faria Lima), piscina no terraço e quarto com mobiliário digno – de eletrodomésticos à sofá, poltrona e muitos abajures.

    Onde comer

    Rio Preto tem uma variedade de restaurantes para todos os gostos, além de grandes redes de alimentação, como Outback, Maremonti, L’Entrecôte de Paris e Madero.

    Apesar de ter jantado um bom filé à parmegiana no Coco Bambu, o almoço do domingo foi no Jangada, um restaurante rico em frutos do mar, peixes e comida oriental. Pedi de entrada uma casquinha de siri (sublime) com Aperol Spritz e de prato principal o Salmão Pipa, uma delícia!

    24 horas em Rio Preto me fizeram desejar voltar. Passear de 99 Moto por algumas das ruas, com a cara no vento, e ver restaurantes que gostaria de entrar, SESC que gostaria de visitar e lojas que gostaria de comprar são bons motivos para querer voltar. Em breve, talvez. Obrigado, Rio Preto!

  • Filmes que assisti em 2026

    Apenas uma lista em construção de todos os filmes que assisti em 2026, por ordem de conclusão. Consulte mais informações em minha conta no Letterboxd.


    1. Hamnet (2025) ★★★
    2. Dunkirk (2017) ★★★
    3. O Agente Secreto (2025) ★★★
    4. After the Storm (海よりもまだ深く) (2016) ★★★★
    5. Saving Private Ryan (1998) ★★★★★

  • Coisas para fazer no primeiro mês de um ano novo

    O começo de um novo ano representa uma oportunidade de dar um novo frescor à vida, adquirir novos hábitos e resolver problemas – dos mais variados. Iniciar um novo ano com uma lista infindável de coisas para fazer, objetivos a alcançar, dinheiros a salvar ou um novo estilo a incrementar o guarda-roupas se mostra uma atividade estressante e desafiadora.

    Com minhas poucas experiências nesta nada mole vida (que, neste ano, se conta o trigésimo primeiro ano em que esse coração aqui bate) eu pude perceber algumas das sutilezas da vida e saber o que funciona para mim e o que não; ou, pelo menos, em cada ano, a precisão fica mais assertiva. Não se trata de ser rígido, mas de ter um autoconhecimento mais apurado. A vida é feita de altos e baixos, você já deve ter percebido isso, e qualquer que te disser que o contrário disso é verdade é, não apenas um mentiroso, como néscio – e, não duvido eu, tem alguma segunda intenção com essa mentira.

    E aqui, chegamos naquele momento que nos imputa a reflexão da vida: será que as escolhas que fizemos foram as melhores? Será que nos deixamos vacilar e permitimos que o suor escorra em vão, ou o coração bater em um ritmo mais angustiante do que deveria? Será que gastamos mais do que a nossa conta bancária permite – ou metemos os pés pelas mãos – na tentativa de agradar a muitos, ou que comemos aquilo que não nutre o corpo, mas que aumenta os triglicérides (ah, os benditos triglicérides! Ou, quando não, o colestoral – oh! bendito colesterol!)?

    Os tantos serás que vêm sobre dezembro geralmente trazem o “ano que vem, tudo vai melhorar” – e, assim, pelo menos nós cremos, e havemos mesmo de crer pois, do contrário, como deixar o coração continuar batendo e a língua cantando, cantando, oh minha gente, se não crer que, sim, a vida vai melhorar! E assim, a gente prossegue crendo que a vida vai mesmo melhorar, e deixamos a tristeza pra lá, ainda bem.

    É bem verdade que dizem os poetas de internet que, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Mas aqui eu quero trazer três reflexões sobre coisas práticas que podemos fazer para trazer à existência uma nova realidade para a vida, um novo ímpeto em aproveitar bem a nossa existência e em ser mais que um mero bom cidadão que cumpre com as suas obrigações fiscais, ou que um bom marido, pai, trabalhador, voluntário ou cinéfilo.

    Boa leitura.


    1. Você está consumindo muito conteúdo

    E a sua vida está passando. E passando, e passando. Você gasta horas em frente à tela do seu celular consumindo conteúdo e outras tantas em frente ao seu computador trabalhando. Os seus olhos estão cansados e a sua mente está exausta de tanta tendência, cores e músicas de baixa qualidade. Não é para isso que você foi criado.

    “Tudo é ilusão”, diz o poeta de Eclesiastes1. Nós tendemos a acreditar, de uma maneira bastante ingênua, que a maioria das coisas que vemos nas redes sociais são verdade. E isso gera em nós ansiedade social, frustração, inveja e o sentimento de não-pertencimento.

    O antídoto para estes sentimentos não necessariamente está no desativar das redes, mas sim no consumo moderado, quase escasso. Algumas poucas vezes por semana (em duas ou três ocasiões) são mais que suficientes, apenas para ver o que seus amigos estão fazendo, fazer uma reserva em um restaurante local ou se inspirar em conteúdo original. Faça isso e você me agradecerá depois.

    Porém, para algumas redes (como X e TikTok), não existe outro caminho a não ser a exclusão definitiva. Livre-se destes males sociais o quanto antes.

    2. Coma comida de verdade

    Pare de comer e desejar todo alimento de baixa qualidade que está diante de seus olhos, bem como passe a ser seletivo sobre o que entra em seu corpo. Seja prudente em suas escolhas, informe-se sobre o que é cada ingrediente que compõem um alimento e descarte todos aqueles que podem trazer potenciais malefícios à sua saúde, à beleza da sua pele ou ao funcionamento do seu corpo.

    Não sou nutricionista, mas há uma abundância de conselhos deles para que comamos menos carboidratos de alto índice glicêmico (como àqueles provenientes do trigo e do milho – e aqui se incluem os processados). Pare de se encher de arroz branco nos seus almoços – varie na qualidade dos itens, nas muitas cores e sabores. Adicione mais frutas, legumes e vegetais à sua refeição.

    3. Todo mundo tem algo a dizer. Escute menos.

    Em uma era de abundância de informações, todo mundo tem algo a dizer. Há muitas vozes conflitantes por aí, causando desarmonia no ambiente e traduzindo para o português a loucura da mente. Não dê ouvidos à essas pessoas.

    Não leia muitos livros, nem muitas revistas, nem seções de opinião ou editoriais. Não. Ou, do contrário, você se tornará um reunido de ideias conflitantes que não se fartará em conhecer e saber cada vez mais, sobre mais e mais coisas.

    A dica mais preciosa nesse sentido eu recebi do ilustre filósofo A.-D. Sertillanges:

    A “paixão” pela leitura, que muitos honram como uma preciosa qualidade intelectual, é na verdade uma tara; não difere em nada das outras paixões que devoram a alma, trazem-lhe perturbações, lançam e entrecruzam nela confusas correntes e esgotam suas forças.

    A leitura desordenada entorpece o espírito, não o alimenta; torna-o pouco a pouco incapaz de reflexão e de concentração, e por conseguinte de produção; exterioriza-se por dentro, se posso exprimir-me assim, e torna-o escravo de suas imagens mentais, desse fluxo e refluxo do qual ele se torna um ardoroso espectador. Uma exaltação desse tipo é um álibi; despoja a inteligência e faz com que ela só saiba seguir os pensamentos dos outros e entregar-se à corrente das palavras, das exposições, dos capítulos, dos tomos.2


    Dito tudo isso, e agora?

    Aqui está a sua checklist de coisas para fazer no primeiro mês de um novo ano:

    • Verificar aniversários do mês e tomar as providências (presentes, cartões, jantares, etc)
    • Separar roupas usadas que não servem mais para doação
    • Limpar e guardar a decoração de Natal
    • Organizar o cantinho de estudos
    • Tomar sol diariamente
    • Criar (ou atualizar) a planilha anual de gastos pessoais
    • Agendar consultas médicas para fazer um check-up anual
    • Planejar o que pretende fazer no feriado de Carnaval e aos finais de semana (passeios, viagens)
    • Ir ao museu
    • Ir à praia
    • Limpar mensagens e e-mails antigos que já não sejam necessários

    Frutas da época

    • Abacaxi
    • Acerola
    • Banana da prata
    • Caju
    • Laranja-pêra
    • Manga
    • Mamão
    • Melancia

    Roupas da época

    Janeiro é um dos meses mais intensos do verão. Opte por roupas e acessórios leves com fibra natural, como algodão, couro, juta e linho. Elimine definitivamente do seu guarda-roupas vestuário à base de plástico: poliéster, poliamida e todos os demais. Revista-se de algodão e outras fibras naturais.

    Música

    Cerque-se de canções alegres, que te façam imaginar um verão mediterrâneo em Saint-Tropez, Marbella e Capri. Aqui está uma playlist apropriada para a ocasião:


    1. Foto de capa deste artigo: © Chloe Christianson. Via Dupe, reproduzido sob licença.
    2. © Katie Holtzclaw. Via Dupe, reproduzido sob licença.
    3. © Una Arslanagic. Via Dupe, reproduzido sob licença.
    1. Eclesiastes 1:2 ↩︎
    2. Citação de trecho do livro A Vida Intelectual, de A.-D. Sertillanges. ↩︎

  • A Doutrina de Deus

    O texto abaixo foi escrito por Paul David Tripp em seu livro Você Acredita? 12 doutrinas históricas para mudar sua vida cotidiana, publicado no Brasil em 2023 pela Edições Vida Nova. Eu recomendo fortemente a compra e a leitura desse livro, que irão transformar a sua relação com Deus. Todos os direitos do texto abaixo são reservados ao autor e à editora. Boa leitura.


    Há somente um Deus verdadeiro. Ele é infinito em seu ser e em sua perfeição. Ele é invisível, sem corpo, sem partes, sem paixões. Ele é imutável, imenso, eterno e além da compreensão humana. Ele é todo-poderoso, o mais sábio e o mais sagrado. Ele é completamente livre e absoluto, e opera em tudo segundo o conselho de sua própria vontade imutável e justa, para sua própria glória. Ele é o mais amoroso, gracioso, misericordioso e longânime. Ele é abundante em bondade e verdade, perdoando a iniquidade, a transgressão e o pecado. Ele recompensa aqueles que o buscam diligentemente. Ele é justo e temível em seus julgamentos. Ele odeia o pecado e não inocentará o culpado.

    Deus é a fonte de toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança, em si e de si mesmo. Somente ele é totalmente suficiente em si e para si mesmo. Ele não precisa de nenhuma das criaturas que criou, nem adquire delas nenhuma glória. Em vez disso, ele é que revela sua glória nelas, por meio delas, para elas e sobre elas. Somente Deus é a fonte de todo ser. Todas as coisas procedem dele, por meio dele e para ele. Ele é soberano sobre todas as coisas, soberano para fazer por elas, para elas e em relação a elas o que lhe agradar. Ele vê todas as coisas, e nada jamais lhe está oculto. O conhecimento de Deus é infinito, inerrante e não depende de qualquer coisa por ele criada. Para Deus, não há acasos nem incertezas. Todos os seus propósitos, obras e preceitos são santos. A ele são devidos toda adoração, serviço e obediência que lhe aprouver exigir de anjos, pessoas e todas as outras criaturas.

    Na unidade da divindade, há três pessoas de mesma substância, poder e eternidade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Pai não é gerado nem procede de ninguém. O Filho é eternamente gerado do Pai. O Espírito Santo procede eternamente do Pai e do Filho.


    Paul David Tripp (DMin Westminster Theological Seminary) é pastor, autor premiado e palestrante internacional. Já escreveu vários livros, entre eles o best-seller New Morning Mercies. Seu ministério, por meio de uma organização sem fins lucrativos, existe com a finalidade de conectar o poder transformador de Jesus Cristo à vida cotidiana. Ele tem quatro filhos já adultos e vive na Filadélfia com sua esposa Luella.

    Leia mais sobre ele aqui.


    © Paul David Tripp
    © Edições Vida Nova
    © Foto de capa: On the Beach at Valencia, de Joaquín Sorolla

  • Filmes que assisti em 2025

    Apenas uma lista de todos os filmes que assisti em 2025, por ordem de conclusão. Consulte mais informações em minha conta no Letterboxd.


    1. El Sur (1983) ★★★
    2. Look Back (2024) ★★★★★
    3. Darkest Hour (2017) ★★★★
    4. The Substance (2024) ★★★
    5. Ainda Estou Aqui (2024) ★★★★★
    6. Conclave (2024) ★★★★
    7. Pulp Fiction (1994) ★★★★
    8. Bao (2018) ★★★★★
    9. A Bug’s Life (1998) ★★★★★
    10. Taxi Driver (1976) ★★★★★
    11. Liar Liar (1997) ★★★
    12. L. A. Confidential (1997) ★★★★★
    13. The Devil Wears Prada (2006) ★★★★★
    14. Snack Shack (2024) ★★★★★
    15. The Hand of God (2021) ★★★★★
    16. Bullet Train Explosion ★★★
    17. High Plains Drifter (1973) ★★★
    18. How the Grinch Stole Christmas (2000) ★★★★
  • Como Alcançar o Sucesso

    O artigo abaixo foi escrito em 27 de maio de 1888 por Benjamin Bartis Comegys. Ele consta na coletânea “Advice to young men and boys”, publicado em 1890.

    A coletânea, escrita na forma de cartas, foi endereçada aos pupilos1 do Girard College, uma escola preparatória para a faculdade (uma espécie de internato) para crianças órfãs e pobres de Philadelphia, nos Estados Unidos.

    O conteúdo original, compilado em formato de livro, está disponível na biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, mas pode ser acessado na íntegra aqui.

    Disclaimer e Download

    A tradução foi feita por mim, com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. Dado o prazo de escrita do texto, ela encontra-se em domínio público.

    Você pode baixar este mesmo texto traduzido em PDF. Boa leitura.


    Como Alcançar o Sucesso

    Desejo falar com vocês hoje sobre alguns dos deveres mais básicos da vida – sobre o que vocês devem ser, sobre o que vocês devem fazer, se quiserem ser homens bons e bem-sucedidos.

    Seria estranho se alguém que já viveu tanto quanto2 eu não tivesse aprendido algo que valesse a pena saber e que valesse a pena contar para aqueles que são mais jovens e menos experientes. Tenho tido muito a ver com jovens aqui e em outros lugares, e tenho visto muitos fracassos, muitas decepções, muitos destroços de caráter, e tenho aprendido muitas coisas; e eu falo com vocês hoje na esperança de que eu possa dizer tais coisas que ajudarão algum menino, pelo menos um, a determinar, enquanto ele está aqui nesta manhã, a fazer o melhor que ele pode, cada um por si mesmo, bem como pelos outros. Minhas observações são particularmente apropriadas para aqueles que estão prestes a deixar o colégio.

    É conveniente para mim considerar todo o assunto:

    1. Quanto à saúde
    2. Quanto à melhoria da mente
    3. Quanto aos negócios ou trabalho de qualquer tipo
    4. Quanto aos seus deveres para com outras pessoas
    5. Quanto ao seu dever para com Deus

    1. Quanto à saúde

    Você não pode ser feliz sem uma boa saúde e não pode esperar ter uma boa saúde a menos que observe certas condições. Você deve manter seu corpo limpo tomando banho, quando isso estiver ao seu alcance, ou por outros métodos simples (como uma escova comum), que estão sempre ao seu alcance. Esteja o máximo possível ao ar livre. Isso se aplica especialmente àqueles cujo trabalho é realizado em ambientes fechados e sedentários, como o de um funcionário em qualquer loja ou escritório. O ar puro e fresco é a provisão da natureza para o bem-estar de todas as suas criaturas e é o melhor de todos os remédios.

    Tenha cuidado com sua dieta; pois não é bom comer alimentos muito temperados ou muito pesados. Não tenha receio das frutas da estação quando elas estiverem maduras. Mas não coma muito tarde da noite. Jantares quentes tardios tendem a causar grandes danos. Os alimentos simples e saudáveis fornecidos aqui [no colégio] explicam a saúde extraordinariamente boa que quase todos vocês desfrutam.

    Não se envolva de forma alguma com bebidas alcoólicas. E a única maneira de estar absolutamente seguro é não beber nem um pouco, nem de vez em quando. Não beba de forma alguma.

    Certifique-se de dormir bastante. Esteja na cama não mais tarde que onze horas, e, melhor ainda, às dez. Um jovem que começa a trabalhar às sete da manhã não pode se dar ao luxo de ficar acordado até tarde.

    As pessoas precisam de mais sono quando jovens do que quando mais velhas, e você não pode ignorar esse conselho sem riscos. Ficar acordado até tarde é sempre mais ou menos prejudicial, especialmente quando você está longe de casa ou nas ruas. Cuidado com as tentações das ruas e dos teatros. Quanto a entretenimentos ou recreações públicas à noite, vá apenas a lugares onde você não se importaria de levar sua mãe ou irmã. Se você seguir essa regra, é pouco provável que se machuque. Se você jogar, evite salões de bilhar, casas de jogo e festas. Você não pode ser cuidadoso demais com suas recreações; elas devem ser simples, saudáveis para a mente e o corpo, e econômicas.

    Não tenha hábitos pessoais prejudiciais, como fumar, mascar, cuspir ou xingar, ou outros que sejam prejudiciais a você mesmo ou desagradáveis para outras pessoas. Todos esses hábitos são prejudiciais ou desagradáveis. Mantenha as mãos limpas e roupas limpas, não enquanto trabalha — isso nem sempre é possível — mas ao ir e voltar do trabalho.

    Sempre dê lugar às mulheres nas ruas, nos bondes ou em outros lugares. Não corra para entrar nos bondes primeiro para conseguir assento. Um verdadeiro cavalheiro espera até que as mulheres entrem antes de ele ir. Não se sente nos bondes enquanto mulheres estão de pé, a menos que você esteja muito, muito cansado. Essa é uma tentação que você enfrenta quase todos os dias em nossa cidade. Poucas coisas são mais irritantes do que ver jovens fortes sentados nos bondes enquanto mulheres estão de pé e se segurando nas alças.

    E, no entanto, vejo isso todos os dias. Para que serve um garoto, se ele não pode ficar de pé por alguns minutos para dar lugar a uma mulher ou a um homem idoso?

    Se você tiver a sorte de ter alguns dias ou duas semanas de férias no verão, vá para o campo ou para a praia, se seus meios permitirem. O ar do campo ou do mar é melhor para você do que quase qualquer outra mudança.

    Evite excessos no modo de se vestir; esteja bem vestido—mas sem causar prejuízos ao seu alfaiate. É dever de todos estar bem vestidos, mas não gaste todo o seu dinheiro em roupas e, especialmente, não compre roupas a crédito. É bastante incômodo ainda ter que pagar por roupas que já estão quase ou completamente gastas.

    Por todos os meios, mantenha-se longe de dívidas, seja para despesas pessoais ou familiares, a menos que tenha certeza absoluta de que pode reembolsar rapidamente o dinheiro que deve. A diferença entre facilidade, conforto e angústia em questões financeiras está em gastar um pouco mais ou um pouco menos do que você ganha. Não se esqueça do “dia chuvoso”, que certamente chegará, e você deve economizar algo para esse dia.

    Grande parte dos crimes cometidos todos os dias (e você não pode abrir um jornal sem ver o relato de alguém que cometeu um erro) ocorre porque as pessoas vivem além de seus meios; gastam mais do que ganham. Elas esperam por um aumento de salário ou acreditam que conseguirão dinheiro de alguma forma, e quando esse bom momento não chega, e como não podem esperar por ele, acabam pegando algo — dizem que estão apenas “emprestando” —, mas pegam, gastam ou usam para pagar alguma dívida urgente. E então, e então… são pegas, levadas ao tribunal, julgadas e enviadas para — bem, você sabe onde, sem que eu precise dizer.

    2. Quanto à mente

    Você tem ótimas oportunidades de educação aqui, mas elas logo acabarão e, se você deixar este colégio sem ter um bom conhecimento dos ramos práticos de estudo ministrados aqui — e que o Sr. Girard3 especialmente determinou que fossem ensinados — estará em grande desvantagem em relação a outros garotos bem-educados.

    Recebi uma carta no meu bolso há alguns dias escrita por um garoto do colégio Girard e datada na Prisão Moyamensing4; estava cheia de erros ortográficos e má gramática. Além do horror de saber que ele estava na prisão, senti vergonha ao perceber que um garoto tão ignorante dos ramos mais básicos da educação inglesa já esteve dentro dos muros deste colégio.

    Acho que já contei a vocês sobre um homem que emprega um grande número de pessoas, cujo negócio movimenta talvez centenas de milhares de dólares por ano, mas que é completamente ignorante em contabilidade. Há alguns anos, ele foi roubado e quase arruinado por seu contador, e agora daria metade do que possui — e isso é bastante — se pudesse entender contabilidade; pois ele é totalmente dependente de outras pessoas para manter seus registros financeiros.

    Quanto aos livros, tenha cuidado com o que você lê. Como me entristece ver meninos errantes em bondes e, às vezes, enquanto caminham pelas ruas, lendo coisas como as encontradas nos romances baratos. Não apenas uma perda de tempo, embora isso já seja ruim o suficiente, mas um prejuízo positivo para a mente, enchendo-a com as histórias mais improváveis e, muitas vezes, também, com aquilo que é positivamente pernicioso. Leia algo melhor do que isso. Não se limite aos jornais e não leia relatos policiais. Por mais atraente que seja esse tipo de leitura, é, na maioria das vezes, prejudicial à mente jovem.

    Há uma abundância de leituras baratas e boas: revistas e periódicos; e livros e mais livros, bons, ruins e indiferentes; e você dificilmente saberá quais escolher a menos que pergunte a outros que são mais velhos do que você e que conhecem livros. A maioria dos meninos lê pouco além de romances; e há muitos bons romances, humorísticos, comoventes e históricos. Não compre livros a menos que tenha muito dinheiro; pois você pode obter tudo o que quiser nas bibliotecas públicas; e isso não era assim, ou pelo menos não nessa extensão, quando eu era menino.

    3. Quanto ao trabalho ou aos negócios

    Comece com a determinação de que será fiel em tudo. Apenas na semana passada, um rapaz de Girard me procurou para ajudá-lo a conseguir um emprego. Fiz algumas perguntas e ele me contou que havia saído da faculdade há cinco ou seis anos e já tinha passado por cinco ou seis empregos. Você acha que ele foi fiel a alguma coisa? Se tivesse sido, não teria perdido um emprego após o outro.

    Quando você conseguir um emprego, e espero que cada um de vocês tenha um antes de sair daqui, seja um dos primeiros a chegar pela manhã e um dos últimos a sair no final do dia de trabalho.

    Não deixe que qualquer fascínio pelo beisebol ou qualquer outra coisa o leve a esquecer que seu primeiro dever é com seu empregador. Seja rápido para atender a cada chamado. Não diga para si mesmo: “Não é minha função atender esse chamado, é do outro rapaz”, mas vá você mesmo, se o outro estiver lento, e deixe claro que está pronto para qualquer trabalho. E seja muito pontual ao responder.

    Faça tudo o que for solicitado. Diga “sim, senhor”, “não, senhor” com boa vontade sincera e diga “bom dia” como se realmente quisesse dizer isso.

    Em resumo, não seja descuidado em nada do que tiver que fazer; esteja atento e lembre-se o tempo todo de que nenhum trabalho é degradante.

    4. Quanto aos deveres para com os outros

    Certifique-se de tratar seus empregadores com respeito infalível e seus colegas de trabalho (sejam superiores, inferiores ou iguais) com boa vontade genuína. Não diga mentiras, direta ou indiretamente, pois, mesmo que seu empregador o faça, ele o desprezará por agir assim. Não importa se ele é desonesto, ele o respeitará se você sempre disser a verdade.

    Não se envolva em conversas impuras nem as ouça. Nenhum verdadeiro cavalheiro faz isso, e você pode ser um verdadeiro cavalheiro mesmo sendo pobre, pois será educado. Torne-se indispensável para seu empregador; isso também é perfeitamente possível e quase certamente garantirá o sucesso.

    Seja ambicioso no sentido mais elevado. Lembre-se de que, se não agora, no futuro você terá outras pessoas dependendo de você para sustento ou ajuda. É algo magnífico para um jovem sair deste colégio com a determinação de sustentar sua mãe; e alguns que eu conheço e que você conhece estão fazendo isso, e muitos outros também o farão.

    Pauso aqui para dizer que, até agora, minhas palavras foram direcionadas aos seus deveres para com o mundo, para com vocês mesmos. Suponho que vocês, rapazes, prefeririam ser chefes a serem operários, que prefeririam ter suas próprias equipes a trabalhar para outras pessoas, que prefeririam ser empreiteiros a carregar a picareta e a pá, que prefeririam ser pedreiros a carregar a colher de pedreiro, que prefeririam ser construtores de casas a carregar carvão para o porão de um construtor. Não é assim?

    Agora, digo que, mesmo que façam tudo o que eu lhes digo e evitem tudo contra o que os alertei, vocês não podem alcançar o verdadeiro sucesso no melhor sentido, não podem se tornar homens verdadeiros, como a cidade tem o direito de esperar que sejam, a menos que busquem a bênção de Deus; pois Ele tem todas as coisas em Suas mãos.

    “A prata e o ouro são meus, e o gado sobre mil colinas.5” Se Deus está conosco, quem será contra nós?6

    5. Quanto ao seu dever para com Deus

    Nestas palavras finais, então, eu gostaria de falar com vocês sobre seu dever para com Deus.

    O que posso dizer sobre isso? É difícil encontrar algo para lhe dizer que você ainda não saiba, já que esse assunto tem sido abordado tantas vezes com vocês. Mas nada é tão importante para ser lembrado por vocês, embora eu tema que para alguns de vocês quase nada seja tão desinteressante.

    Naturalmente, o coração é inclinado a evitar pensar em Deus e em nosso dever para com Ele. Mas não podemos viver sem Ele, embora muitas pessoas pensem que podem ou ajam como se pensassem assim. Tais pessoas não são sábias; elas são muito tolas.

    Ele nos criou, nos preserva, cuida de nós com amor infinito e cuidado; Ele determinou o momento de nossa partida desta vida e preparou uma vida melhor do que esta para aqueles que O amam aqui. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar um ser como este, pois todas as coisas estão em Suas mãos. Se vocês refletirem sobre isso, perceberão que alguns dos melhores homens e mulheres que conhecem são crentes em Deus e estão tentando servi-Lo. Vocês acham que podem viver sem Ele?

    Cultive, então, a companhia, a amizade daqueles que amam e temem a Deus, tanto homens quanto mulheres. Você está seguro com pessoas desse tipo; mas não pode ter a mesma certeza de segurança ao estar com aqueles que dizem abertamente que conseguem viver sem Deus.

    Quando falo daqueles que temem a Deus, não me refiro apenas aos professores de religião, nem meramente aos membros de reuniões ou membros de igrejas, mas quero dizer pessoas que vivem como as pessoas deveriam viver, que temem a Deus e guardam Seus mandamentos.

    Você sabe que há tais pessoas, você já as encontrou; encontrará muitas outras delas, e também encontrará aqueles que se chamam cristãos, mas cujas vidas mostram que não têm verdadeiro conhecimento de Deus, que são meros formalistas, meros professantes.

    Familiarize-se com sua Bíblia. Quero dizer, leia-a um pouco todos os dias, pelo menos. Você não precisa ler muito; às vezes é melhor ler pouco, mas leia com um propósito — ou seja, para entender. A literatura da Bíblia, à medida que você envelhece, recompensará abundantemente sua leitura cuidadosa e constante antes mesmo de você alcançar seus tesouros espirituais.

    Ao ler há alguns dias o argumento de Horace Binney no caso Girard7, fiquei surpreso ao ver como o Sr. Binney era familiarizado com a Bíblia, e ele foi um dos advogados mais capazes que já viveu em nosso país ou em qualquer outro. No entanto, o Sr. Binney achava que valia a pena ler e estudar a Bíblia. Você não acha que vale a pena para você também?

    Frequente assiduamente uma igreja. Não cabe a mim dizer qual igreja deve ser. Isso deve ser deixado para vocês decidirem, e muitas circunstâncias surgirão para ajudá-los em sua escolha. Mas que seja alguma igreja e, quando vocês se interessarem mais pelo assunto do que estão agora, juntem-se a essa igreja, seja ela qual for, e assim conectem-se com pessoas que acreditam e amam a Deus. Se houver uma classe de estudo bíblico lá, conectem-se a ela e aprendam a estudar as Escrituras de forma sistemática.

    Não tenham vergonha de ajoelhar-se ao lado da cama todas as noites e todas as manhãs para orar a Deus. É menos provável que sintam vergonha se tiverem um quarto só para vocês; mas não devem se envergonhar de fazer isso mesmo que haja outras pessoas no quarto com vocês, como será o caso de muitos de vocês. Este é um teste severo, eu sei, mas quem o suporta fielmente já terá alcançado uma vitória.

    Decorem o décimo quinto versículo do décimo segundo capítulo do Evangelho segundo São Lucas: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui8.”

    Na última segunda-feira, Founder’s Day9, reuniram-se aqui muitos homens, um grande grupo, que foram treinados neste colégio e que, após a formatura, saíram ao mundo para buscar seu destino. É sempre um momento muito interessante, não apenas para eles, mas também para os professores e oficiais que tiveram a responsabilidade de orientá-los.

    Alguns deles são homens bem-sucedidos no mais alto e melhor sentido, e fizeram para si um nome e um lugar no mundo. Jovens promissores — advogados brilhantes, funcionários administrativos, mecânicos, ferroviários — homens representando quase todos os tipos de negócios e ocupações vieram em grande número para celebrar o aniversário do nascimento do fundador desta grande escola. Foi uma visão grandiosa. Poucas coisas me impressionam mais. Não conheço seus nomes; pois muitos deles já haviam partido antes de eu começar a vir para aqui; mas por certas expressões que ouvi dos lábios de alguns deles estou convencido de que eles, pelo menos, estão caminhando na verdade.

    Seria muito interessante se pudéssemos conhecer seus pensamentos e ver com que sentimentos eles olham para trás em sua vida escolar. Pergunto-me se algum deles se arrepende de não ter aproveitado melhor o tempo enquanto esteve aqui. Pergunto-me se algum sente que gostaria de voltar a ser menino e ir à escola novamente, tendo certeza de que, com a experiência de vida atual, dariam maior valor à educação das escolas. Pergunto-me se algum sente que teria alcançado posições mais elevadas e exercido uma influência maior se tivesse sido mais diligente na escola.

    Pergunto-me se há algum que possa traçar hábitos de pensamento prejudiciais até as companhias que teve aqui. Pergunto-me se estão cientes das más impressões que deixaram em seus colegas e se causaram uma mancha e uma sombra escura em outras vidas jovens, manchas nunca apagadas, sombras nunca totalmente levantadas. Pergunto-me se há entre eles alguém que lamenta que a oportunidade de buscar a Deus e encontrar Deus em seus dias escolares foi negligenciada, e que nunca tiveram uma oportunidade tão favorável desde então. “Se alguém que voltou aqui nestes dias de comemoração lhes contasse todos os seus pensamentos sobre tais assuntos, seria eloquente com uma eloqüência peculiar. “Se alguns daqueles que voltam aqui nesses dias comemorativos compartilhassem com você todos os seus pensamentos sobre esses temas, eles seriam eloquentes de uma maneira peculiar.”

    Gostaria de persuadi-los, especialmente vocês, meninos mais velhos, a darem a mais sincera atenção aos deveres que estão diante de vocês todos os dias. Vocês não me entenderão mal, nem serão tão injustos comigo a ponto de supor que eu interferiria no menor grau nos prazeres que pertencem ao seu tempo de vida.

    Eu não os diminuiria nem um pouco; pelo contrário, eu os encorajaria e ajudaria em toda recreação adequada, em todos os esportes e brincadeiras. O menino que não gosta de brincar não é um menino feliz e não é muito provável que faça um homem feliz ou um homem útil.

    Mas é perfeitamente possível, como alguns de vocês sabem, aproveitar ao máximo todos os esportes saudáveis e, ao mesmo tempo, ser diligente e consciencioso em seus estudos.

    Estou profundamente preocupado com o fato de que os meninos deste colégio sejam os melhores dos melhores, do mais alto nível; para que ‘andem na verdade’. Há, infelizmente, muitos meninos que passaram por este colégio e, totalmente equipados (assim como seus professores poderiam equipá-los), foram lançados à vida sem fazer nada. Não sei seus nomes nem vocês provavelmente sabem disso, mas não duvidem do fato.

    Seja o que for que outros digam a vocês aqui, quero cumprir meu dever com vocês da forma mais fiel possível. Conheço algumas das dificuldades da vida, pois elas estiveram no meu caminho

    Conheço algumas das tentações ferozes às quais meninos e jovens estão expostos, pois senti esses ataques em minha própria pessoa. Sei o que é pecar contra Deus, pois sou um pecador; então, com minhas simpatias prontas por vocês, venho com estas palavras simples e sinceras e os exorto a olharem para Deus e pedirem ajuda a Ele. Ele pode ajudá-los e ajudará, se pedirem.

    Disclaimer e Download

    A tradução foi feita por mim, com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. Dado o prazo de escrita do texto, ela encontra-se em domínio público.

    Você pode baixar este mesmo texto traduzido em PDF. Boa leitura.

    Notas de rodapé

    1. Pupilo, aqui, no sentido mais puro da palavra. No contexto educacional da Girard College, é como eram chamados as crianças e adolescentes membros do internato (na época da carta, contavam-se 1.375 deles). ↩︎
    2. Quando escreveu o texto, o autor tinha 69 anos. Naquela época, a expectativa de vida de um homem estava em cerca de 40 anos de idade. ↩︎
    3. Stephen Girard (1750-1831) foi um empresário e banqueiro francês que financiou a construção do colégio Girard College. ↩︎
    4. A Prisão Moyamensing foi uma prisão demolida em 1968 na Filadélfia, após estar à disposição das autoridades por mais de um século. ↩︎
    5. Referências bíblicas de Ageu 2:8 e Salmos 50:10. ↩︎
    6. Referência bíblica de Romanos 8:31 ↩︎
    7. Stephen Girard foi um dos homens mais ricos dos Estados Unidos no início do século XIX. Ele deixou sua vasta fortuna para várias causas filantrópicas em seu testamento, incluindo a criação do Girard College. Uma cláusula do testamento determinava que nenhum clérigo de qualquer denominação poderia ocupar um cargo ou até mesmo entrar na instituição, algo que gerou grande controvérsia. Após a morte de Girard, sua vontade foi contestada por parentes distantes que argumentavam que as disposições do testamento eram inválidas, em especial a cláusula que proibia a presença de clérigos, sob a alegação de que era hostil à religião cristã e violava princípios constitucionais. Horace Binney foi contratado para defender o testamento de Girard e a validade de suas disposições, especialmente a cláusula que excluía clérigos. Binney apresentou uma defesa vigorosa, argumentando que as disposições do testamento não eram antirreligiosas, mas refletiam o desejo de Girard de criar uma instituição educacional que fosse neutra em relação às denominações religiosas. O caso chegou à Suprema Corte dos EUA em 1844 com o título Vidal v. Girard’s Executors. A decisão foi emitida pelo juiz Joseph Story, que deu ganho de causa aos defensores do testamento. A decisão permitiu a criação do Girard College, que continua a operar até hoje. O caso gerou intensos debates na época sobre a relação entre religião e instituições públicas, especialmente em um país em que a religião desempenhava um papel significativo na sociedade. ↩︎
    8. Aqui foi utilizado a tradução em português Almeida Corrigida Fiel (ACF). ↩︎
    9. No contexto educacional do Girard College, o Founder’s Day é um evento comemorativo anual que celebra o legado e a visão de seu fundador, Stephen Girard. É comemorado no terceiro sábado de maio. ↩︎
  • A única receita de chá de alho que você precisa

    Eu estava lendo uma conversa no Reddit sobre receitas para curar um resfriado e encontrei um breve comentário sobre o chá de alho com limão, mel e gengibre.

    Joguei no X e vi que algumas pessoas também comentavam muito bem sobre o chá como uma solução satisfatória para dias ruins (embora nem todos tenham gostado do saber, por motivos claros).

    Então, com o auxílio do ChatGPT, solicitei a seleção de ingredientes e a criação da receita para o meu chá de alho – e isso é tudo o que você precisa para curar um resfriado. Boa leitura.

    Ingredientes:

    • 1 dente de alho pequeno (descascado e cortado ao meio)
    • 1 rodela fina de cebola (preferencialmente roxa, pela suavidade)
    • 1 rodela fina de gengibre fresco (ou 1/2 colher de chá de gengibre ralado)
    • Suco de meio limão (fresco)
    • 1 colher de chá de mel
    • 300 ml de água

    Modo de preparo:

    1. Ferva a água em uma panela.
    2. Adicione o alho, a cebola e o gengibre.
    3. Deixe ferver por 5 minutos.
    4. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por mais 5 minutos.
    5. Coe o chá e adicione o suco de limão.
    6. Adoce com mel, se desejar, e consuma morno.

    Frequência de uso:

    • Tome o chá de 2 a 3 vezes por semana, especialmente nos dias mais frios ou quando sentir necessidade de fortalecer a imunidade ou aliviar sintomas leves de resfriado.
    • Evite consumir por mais de 2 semanas seguidas sem intervalo, para não sobrecarregar o sistema digestivo.

    Se notar desconforto, ajuste os ingredientes ou a frequência.