Como preparar um bife perfeito

O post abaixo é uma tradução de um post de Chris, do Cooking with Chris, no X. Essa é uma daquelas dicas interessantes que vale não apenas um retweet, mas um salvamento – e, por conta disso, eu resolvi trazer pra cá pro blog. Boa leitura.


Como preparar um bife perfeito:

  1. Salgue bastante a carne (pode ser feito na noite anterior também) e deixe em descanso, em temperatura ambiente, por 1 hora.
  2. Aqueça uma panela de ferro fundido ou aço inoxidável1 até que ela fique bem quente.
  3. Seque o bife completamente.
  4. Adicione manteiga ghee ou sebo à panela e, quando ela começa a soltar fumaça, adicione o bife e pressione-o na panela para um cozimento uniforme2.
  5. Sele bem por todos os lados (se for um bife mais grosso, talvez faça sentido finalizá-lo ao forno).
  6. Quando estiver quase pronto, reduza o fogo e adicione uma colher de manteiga, ervas de sua preferência e dentes de alho amassados ​​e regue bem.
  7. Remova 5 graus antes da temperatura desejada e deixe descansar por 5 a 10 minutos
  8. Cubra com sal marinho em flocos e boa apetite!

Comentários adicionais

  1. Eu estou cada vez mais convencido de substituir as panelas de teflon de minha casa por panelas de ferro fundido. Estou tendo algumas questões sobre a sustentabilidade do teflon e o seu comportamento no meu corpo. ↩︎
  2. Aqui no Brasil a manteiga ghee é um item de preço elevadíssimo. Substitua-o por uma gordura de qualidade tão boa quanto, como banha de porco ou sebo bovino. ↩︎